Minha Maneira

Seu modo principal de viver é focado internamente, lidando com eventos de maneira racional e lógica. Seu modo secundário é exteriorizado, através do qual você absorve fatos primariamente através de sua intuição.

Você vive num mundo de possibilidades teóricas. Você vê tudo em termos de como essas coisas podem ser melhoradas, ou em como podem ser transformadas. Você passa a maior parte do seu tempo dentro de sua própria mente, fazendo uso da sua grande capacidade de analisar problemas complexos e de identificar padrões que se repetem, criando explicações lógicas para eles. Você busca a clareza em tudo, e é voltado para a construção de conhecimento. Você é o típico “professor lunático”, que valoriza muito a inteligência e a habilidade de aplicar lógica a teorias para encontrar soluções para os mais diversos problemas. Você é tipicamente tão voltado para transformar problemas em explicações lógicas que passa muito tempo vivendo dentro de sua mente e pode não colocar muita importância no mundo exterior. Sua inclinação natural a transformar teorias em compreensão concreta pode se tornar um sentimento de responsabilidade pessoal de resolver problemas teóricos e de ajudar a sociedade a se mover em direção a um nível mais elevado de conhecimento e de auto-compreensão.

Você valoriza o conhecimento acima de tudo. Sua mente está constantemente trabalhando direcionada a gerar novas teorias ou a comprovar ou a derrubar teorias existentes. Você aborda problemas e teorias ao mesmo tempo com entusiasmo e ceticismo, ignorando as regras e opiniões existentes, e definindo sua própria abordagem para a solução. Você busca por padrões e por explicações lógicas para quaisquer coisas que te interesse. Em termos gerais, você é uma pessoa um tanto genial e capaz de ser objetivamente crítico em suas análises. Você adora novas idéias, e fica muito empolgado com conceitos e com teorias abstratas, obtendo muito prazer em discutir esses conceitos com outras pessoas. Você pode parecer “com a cabeça nas nuvens”, alienado e distante dos outros, pois gasta muito de seu tempo dentro de sua mente, pensando sobre teorias de como as coisas funcionam. Você odeia trabalhos rotineiros e prefere muito mais construir soluções teóricas complexas, deixando a parte de implementação dos sistemas para outras pessoas conduzirem. Você é intensamente interessado em teorias, e gasta, sem problema algum, muito tempo e energia para encontrar a solução para um problema que tenha intrigado seu intelecto.

Você não gosta de liderar nem de controlar as pessoas; é muito tolerante e flexível na maioria das situações, a não ser que uma de suas fortes crenças seja violada ou desafiada, em cujo caso você adotará uma postura bastante rígida. Você tende a ser bastante tímido quando conhece novas pessoas, mas por outro lado, é muito autoconfiante e gregário quando junto a pessoas que você conhece bem, ou quando discute teorias que você compreende em total plenitude.

Você não compreende nem valoriza decisões tomadas com base em subjetividades pessoais e sentimentais. Você luta constantemente para chegar a conclusões lógicas para problemas e não entende a importância ou a relevância da aplicação de considerações subjetivas e emocionais às decisões. Por essa razão você nem sempre percebe o que as outras pessoas estão sentindo, e nem está naturalmente equipado para atender às necessidades emocionais delas.

Você pode ter um problema com auto-engrandecimento e com rebeldia social que pode vir a interferir no seu potencial criativo. Sendo que o seu Sentimento é a função menos desenvolvida, você pode ter dificuldade em dar o carinho e o apoio que é sempre necessário nas relações íntimas. Assim, se você não perceber o valor em ser cuidadoso com os sentimentos das pessoas, você pode se tornar excessivamente crítico e sarcástico para com elas. Se você não for capaz de encontrar um espaço nesse mundo onde você possa fazer uso de suas fortes habilidades, você pode acabar se tornando uma pessoa extremamente pessimista e cínica. Se você também não desenvolver seu lado Sensorial/concreto o suficiente, você se encontrará “desligado” demais do seu ambiente, e demonstrará essas fraquezas na execução de tarefas do dia-a-dia, como pagar as contas ou se vestir apropriadamente.

Para você é extremamente importante que as idéias e que os fatos sejam expressos de uma maneira correta, clara e consistente. Talvez isso seja porque você prefere se expressar através do que você acredita ser verdades absolutas. Às vezes sua compreensão já completa de uma idéia não é facilmente compreendida pelos outros, e não é normal que você tente reorganizar melhor o que você falou para explicá-la de uma maneira que os outros compreendam. Você pode também ter uma tendência a abandonar um projeto assim que você entenda seu funcionamento, pulando para a próxima idéia. É essencial que você dê importância a explicar as teorias que você desenvolve através de maneiras compreensíveis. Afinal, uma descoberta sensacional de nada significa se você é a única pessoa que a compreende.

Você é uma pessoa bastante independente, original, e nada convencional. Não é provável que você coloque muito valor em valores convencionais como os de querer ser bem aceito por todos ou por querer segurança em todos os aspectos da sua vida. Você possui um caráter complexo, e tem uma tendência a ser inquieto e temperamental. Fortemente engenhoso, possui padrões de pensamento que o permitem analisar idéias de através de novas maneiras. Conseqüentemente, diversas mudanças relacionadas ao pensamento científico mundial foram feitas por pessoas como você.

Você se encontra no seu meio ideal quando pode trabalhar com suas teorias de maneira independente, num ambiente que ofereça apoio ao seu gênio criativo e até mesmo excêntrico. Se esse for o caso, você poderá alcançar feitos memoráveis. Pessoas como você são pioneiras, contribuindo com novos pensamentos e idéias para a nossa sociedade.

Atitude: Introvertida

Temperamento: Racional

* Atitude (segundo Spranger): teórica

* Elemento: água

* Fonte de alegria (Aristóteles): dialógica (investigação logica)

* Simbolo mitológico (segundo Paracelso): silfos (curiosidade)

* Temperamento (segundo Galen): fleumático

Sua oração: “Senhor, permita que eu seja menos independente, mas permita que faça isso da minha maneira.”


 

O Homens Fleumáticos são homens de hábitos, tem respeito pelos princípios, pontuais, objetivos, merecedores de confiança, ponderados. De humor igual, geralmente impassíveis, são também pacientes, tenazes, desprovidos de toda afetação. Seu civismo é profundo, sua religião tem caráter sobretudo moral. Em geral, possuem senso de humor muito aguçado. Gostam dos sistemas abstratos. Valor dominante: a lei.

Aqui o termo Fleumático ajusta-se perfeitamente aos que, pouco influenciados pelas emoções, são eficientes e constantes; geralmente encontramos pensadores e cientistas. Pouco emotivos e além disso secundários, o que diminui os efeitos dos estímulos exteriores, amortecendo-os e diluindo-os no tempo, os fleumáticos pouco sofrem a influência do momento. Eles projetam-se de preferência para um futuro muitas vezes bastante longínquo, que consideram uma conseqüência dos fenômenos passados e presentes, segundo um determinismo quase mecânico. Disso resultam uma grande lucidez e um sentido aprofundado da análise, que não estão isentos de certa abstração mais ou menos minuciosa. Como os parâmetros humanos arriscam perturbar-lhes a construção intelectual, eles tendem a ignorá-los, conscientemente ou não, ou pelo menos a minimizar a sua importância e a afastá-los por princípio. Isso não os impede de ter algumas vezes visões proféticas quanto à evolução dos acontecimentos.

A existência dos fleumáticos desenrola-se de maneira mais ou menos uniforme e são necessários acontecimentos verdadeiramente excepcionais para chegarem ao ponto de romper com seus hábitos e com sua tranqüilidade interior. À ordem e ao método de sua existência corresponde o respeito à regra ou à lei no plano moral. Nada mais significativo a esse respeito do que esta fórmula de Kant: “O céu estrelado acima de minha cabeça, a lei moral no meu coração.”

Suas ações desenrolam-se num ritmo contínuo, mesmo nos momentos difíceis. Se seus gestos são de preferência lentos, são também seguros e contidos, e ele termina sua obra em um prazo que não deixa supor essa aparente lentidão. Kant julgava-se lucidamente quando descrevia assim seu próprio tipo de caráter:

Fleuma significa ausência de emoções, e não preguiça; esse temperamento significa que o indivíduo é colocado em movimento, nem com rapidez nem com facilidade mas de maneira persistente… Age segundo princípios, não por instinto.

Quando a não-emotividade e a secundariedade são muito pronunciadas, o fleumático cai na mecanização da vida ou até sucumbe na insensibilidade total.


 

 

O Geminiano

Jamais procure por ele até o vir chegar e não tente impedí-lo quando ele quiser partir. Uma vez que tenha aprendido a aceitar seu temperamento agitado e imprevisível, há probabilidade de que tudo corra bem. Nunca saberás quando e onde ele vai estar num determinado momento.

Você terá sempre duas ou mais pessoas a acompanhá-la, e todas serão ele mesmo.

O nativo de Gêmeos é um conversador maravilhoso e agradável. Tem um gosto delicado, é cheio de observações inteligentes. Mestre impecável em maneiras e desembaraço social, ele mantém a “festa” animada em todos os sentidos.

Quando o vir pela primeira vez, exibindo sua múltipla e fascinante personalidade, ficará convencida de que é o homem mais excitante, interessante e inteligente que cruzou seu caminho. Nele contém multidões.

Você será totalmente hipnotizada por seus conhecimentos e interesses variados. O Geminiano é terno, cheio de sonhos e esperanças e pedirá você em casamento. Assim, como um relâmpago. E aí você estará junto a um enigma.

Ele tem uma necessidade consciente de disfarçar suas verdadeiras intenções, de se esquivar dos outros e ocultar suas razões com atitudes duplas, pois tem medo de se magoar. Então, com sua consistente característica, se torna tão direto que deixa você pasma com sua franqueza e impetuosidade.

Amá-lo é fácil e divertido, desde que não se queira aprofundar muito nele. Existe uma essência interior que pertence apenas a ele, e que jamais partilhará com alguém.

O Geminiano se apega a lembranças antigas, lugares e pessoas. Magoa-se com muita facilidade, tamanho é o medo de sofrer que chegam a usar uma proteção que ninguém consegue ultrapassar enquanto não deixarem, à não ser que estejam amando uma pessoa, então esta sim terá permissão, mas ainda que desconfiados. Durante um longo período de solidão, ele pode derramar algumas lágrimas, mas isto é decorrência da solidão e não da saudade.

Normalmente, a generosidade vence sem esforço. O Geminiano tem pouco desejo de acumular, quer dinheiro ou outras coisas, exceto conhecimentos. Em cada caso ele preferirá absorvê-los, separá-los, e devolvê-los melhorados. Gêmeos é o comunicador cuja função consiste em ter idéias sempre novas e originais e servir aos outros através da versatilidade de seus processos mentais rápidos e brilhantes.

Ser lhe a fiel? Até debaixo d’água. É também estranhamente atraente para os homens ou mulheres, de modo que às vezes pode dar ensejo a comentários e suspeitas. Para ele, a comunicação é uma coisa natural, que independe do sexo do interlocutor. Se for mentalmente harmonizada com um geminiano, jamais precisará temer uma infidelidade emocional ou física.

E isto é absolutamente verdadeiro. Agora, esperar que ele não retribua um sorriso quando alguém ri para ele, seja uma criança ou um adulto, um homem ou uma mulher, é o mesmo que esperar que o sol não brilhe. Não tente sufocá-lo. Quando alguém procura confinar o espírito de um geminiano ele pode se tornar tão enganoso e imprevisível quanto o próprio vento.

Será um grande companheiro para os filhos. Ele sabe como amar sem oprimir. Afetuoso e jovial com os filhos, não os obrigará a seguir uma rotina, já que ele próprio detesta isso. O ciúme é algo com que você jamais terá de se preocupar, pois o exclusivismo não é um de seus traços típicos. É claro que um certo grau de ciúmes é natural em todo mundo, porém não será exagerado nele. O amor com ele não é um relacionamento estritamente físico. Ele ouve, vê e sente mais através dos seus sentidos do que qualquer outro, e registra vividamente as mais delicadas impressões.

Seu amor é tão aéreo e indefinível que parece carecer da paixão terrena. Falará de suas emoções com frases românticas e imaginosas, e saciará a fome de seu coração com a estranha beleza de seu idealismo. Lembre-se de que a típica frieza emocional dele pode ser aquecida se vocês dois ouvirem a mesma música e sonharem os mesmos sonhos. O Geminiano deve experimentar um total entrosamento da mente e do espírito, antes das emoções se tornarem intensas.

Muitas vezes você lerá ou ouvirá que o homem ou a mulher de Gêmeos precisa ter dois amores ao mesmo tempo. Mas preste bastante atenção: ele precisa de dois amores, não de dois homens ou duas mulheres. É uma charada. Se você a decifrar, será imensamente feliz ao lado desta mulher ou deste homem.

Ascendente: Áries

São aquelas pessoas que entram falando alto sem se preocupar com o que está acontecendo no ambiente: é como se sua chegada marcasse o fato mais importante. Assumem sempre uma postura de liderança e experimentam vários caminhos diferentes ao longo da vida. Arriscam-se facilmente, sem se preocupar muito com as consequências. Isso, porque possuem muita confiança em sua atuação e têm um forte senso de individualidade. A independência, a coragem e a automotivação são traços fortes desse tipo de personalidade. Quem tem ascendente em áries deixa suas marcas por onde quer que passa.


 

 

Horóscopo – Asteca

Vento

As pessoas nascidas sob o signo de Vento são muito francas. Com freqüência, chegam a ser inconvenientes, pois falam o que pensam sem a menor diplomacia e acabam gerando situações constrangedoras. Mas também conquistam a confiança de todos, pois são incapazes de agir de maneira falsa ou traiçoeira. Determinadas e perfeccionistas, desempenham suas tarefas com todo o cuidado. Isso lhes garante a construção de uma carreira profissional sólida e bem-sucedida. Sua vida afetiva é uma fonte de alegria e prazer. Carinhosas, sinceras e sensuais, elas fazem de tudo para proporcionar felicidade e satisfação à pessoa que amam. No amor, os homens de Vento se dão bem com as nativas de Vento, Crocodilo, Casa, Lagarto, Serpente, Veado, Coelho, Água, Cão, Águia, Abutre, Terremoto, Pederneira e Flor. As mulheres de Vento se dão bem com homens de Vento, Crocodilo, Cão, Jaguar e Abutre.


 

 

Horóscopo – Cigano

Candeias

Símbolo: As Candeias simbolizam a luminosidade. Afinal, esses objetos serviam para iluminar os acampamentos. Numa interpretação esotérica, as Candeias são a sabedoria que clareia os caminhos e a capacidade de usar a luz da razão para dissipar as trevas da ignorância. Também indicam a vitória da razão: é a luz artificial (criada pelo homem) se sobrepondo à escuridão da natureza.

Planeta regente: Mercúrio

Características: Um dos atributos que mais se destacam na sua personalidade é o dom de enxergar com clareza até os fatos mais obscuros e mal explicados. Você tem uma inteligência brilhante e, graças a essa característica, raramente fica sem compreender alguma coisa. É extremamente racional e tende a colocar as emoções em segundo plano, dando absoluta prioridade às questões práticas e objetivas. O sentimentalismo não é seu forte: mesmo na vida a dois, você dá mais valor à solidariedade, à existência de afinidades (sobretudo no plano intelectual) e ao companheirismo do que à paixão ou às expectativas românticas. Preza demais a liberdade e não agüenta permanecer ao lado de um parceiro que tente limitar seus movimentos. Aliás, um dos seus maiores desafios no amor é aprender a permanecer fiel. De modo geral, você cativa as pessoas com seu jeito alegre e descontraído. Comunica-se com facilidade e tem talento para a escrita. Versátil, adapta-se bem às novas situações, o que favorece bastante sua atuação profissional.